quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um em cada cinco jovens tem níveis elevados de colesterol


Um em cada cinco jovens brasileiros de 2 a 19 anos está com níveis totais de colesterol altos, segundo o resultado de um novo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Dos jovens que apresentam altos níveis de colesterol, 8% estão com o LDL (o colesterol "ruim") acima do considerado normal. O normal seria que nessa faixa etária o jovem não apresentasse problemas com colesterol — que, comumente, tem seu desequilíbrio na fase adulta. Os jovens com problemas de colesterol correm o risco de sofrer infarto na vida adulta dez anos mais cedo do que a média. Eles ainda têm mais chances de desenvolver outros problemas, como derrames cerebrais.

Para especialistas, a principal causa desse desequilíbrio é o estilo de vida das famílias. Pesquisas mostram que o brasileiro tem mudado seus hábitos alimentares: tem trocado o arroz, o feijão e a verdura pelos alimentos industrializados e carnes gordurosas. Além disso, as crianças passam até seis horas por dia em frente à televisão, sem praticar nenhuma atividade física. Porém, os especialistas também destacam que apenas educar as crianças não basta. Se os pais querem uma vida saudável para o seu filho, comendo bem e se exercitando, é necessário dar o exemplo. Por isso, cada vez mais pais devem ficar atentos ao estilo de vida tanto dos filhos, como deles mesmos, ou então, teremos no futuro uma população numerosa de idosos doentes.



Por Jornalismo Portal EF



Nenhum comentário:

Postar um comentário